top of page
Buscar
  • Foto do escritorCEMIR Comunicação

Mulheres imigrantes contribuindo com a moda e transformando vidas


Desde sempre a costura e a mulher estão conectadas, costurar é tecer vidas. Infelizmente, muitas mulheres se tornaram invisíveis na cadeia produtiva da moda, a vida que deveria ser tecida acabou sendo engessada num trabalho repetitivo que lhes tirou a capacidade reflexiva e criativa.

Diante dessa realidade, o Cemir além de pensar criticamente a dinâmica da imigração dentro da cadeia produtiva da moda, busca prevenir e enfrentar o trabalho análogo ao de escravo e o tráfico de pessoas, também procura iniciar um processo de geração de renda através da qualificação profissional com diversos cursos relacionados à moda ao empreendedorismo criativo e sustentável.

Nesta perspectiva, o evento do dia 30 de março de 2023 procurou demonstrar o valor, a força e a contribuição que as mulheres imigrantes e refugiadas aportam da moda.

Além disso, propiciou visibilizar o trabalho das imigrantes costureiras, tornando-as protagonistas no campo do empreendedorismo para o empoderamento econômico.

Por fim, agradecemos imensamente a presença das Lideranças e das Mulheres Imigrantes das Rodas Warmis dos diversos territórios onde o Cemir atua, nosso muito obrigada pelas sábias palavras das senhoras: Josi Camargo Souza (Presidenta - SINTRACOBI - Secretaria de Políticas Públicas, Assuntos de Migração e Comunitários UGT; Dilma Chilaca (Costureira e Educadora Social do Cemir), Fernanda do Coletivo Cholitas da Babilônia), Gaby Leconha do Coletivo Cholitas da Babilônia, Fernanda Simon (Diretora Executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil) ..., Sandra Morales Mercado (Mediadora do Evento), Prudence Kalambay (Artista), Soledad Requena (Coordenadora de Projetos do Cemir e idealizadora do evento) e toda equipe do Cemir.


#empeendedorismofeminino#empreendedorismo#moda#dialogo#rodaswarmis#trabalhodigno#imigrantes#mulheresimigrantes#empoderamento#GeraçaoDeRenda#VidaDigna#direitoshumanos


Texto: Elisete Avellar

Fotografia : Leonor Hillesheim

Edição: Andrea Salamanca

3 visualizações0 comentário
bottom of page